Projeto Beija-Flor

Conheça o Projeto Beija-Flor

A ATLAS Florestal convida proprietários rurais das Regiões da Bacia do Alto Tietê, Vale do Paraíba Paulista e Sul de Minas interessados em desenvolver um modelo regenerativo em sua propriedade.

Estamos buscando proprietários rurais que tenham mais de 10 hectares disponíveis para restauração florestal e desejam buscar financiamento para implantação de um modelo regenerativo lastreado em créditos de carbono.

O que são Créditos de Carbono?

São um mecanismo financeiro na qual 1 tonelada de CO2 removido da atmosfera pode ser comercializado em um mercado voluntário internacional. Com o dinheiro da venda antecipada desses créditos, é possível gerar receita suficiente para implantar florestas produtivas em propriedades particulares.

Qual o modelo proposto?

Proprietários rurais podem optar por até 3 modelos:

Nesse modelo os contratos são de 10 anos e a ATLAS Florestal se encarrega de todas as atividades relativas ao plantio e manutenção das florestas, bem como pagamento do arrendo ao proprietário. Nosso compromisso é entregar florestas bem formadas, valorizando a propriedade e trazendo benefícios ambientais.

Proprietários que tiverem áreas de preservação permanente, bem como áreas de reserva legal obrigatória passíveis de restauração, poderão aderir ao projeto com o objetivo de viabilizar a regularização ambiental dessas áreas. A ATLAS oferece um modelo full service de cuidar dessa restauração até que a floresta esteja bem formada.

Nesse modelo o proprietário fornecerá a terra e os insumos necessários para execução do serviço e a ATLAS FLorestal fará toda a parte de execução e manutenção desse plantio, enquanto a receita gerada pelos produtos florestais não madeireiros serão repartidos entre proprietário e investidor. O projeto, bem como os custos serão personalizados para cada região.

O que será plantado?

Nosso modelo é baseado em florestas que se aproximam da condição original do território. Dessa forma iremos personalizar o plantio por região.

A Restauração ecológica é voltada para Reserva Legal e Áreas de preservação permanente onde faremos o plantio 100% de espécies nativas. Espécies comumente utilizadas na Mata Atlântica são:

Guapuruvu; Jatobá; Ipê; Louro pardo; Paineira; Aroreira; Ingá; Juçara; Cambuci e demais frutas nativas da Mata Atlântica.

A adequação ambiental é o modelo indicado para essa técnica.

Um outro modelo que será desenvolvido em áreas consolidados, isto é, fora das áreas de preservação, são modelos mistos que integram espécies nativas, bem como espécies agrícolas de ciclo curto e longo.

O café é uma espécie de interesse desse projeto, pois possibilita uma produção que remove carbono da atmosfera, regenera o solo, enquanto gera renda tanto para o produtor tanto para o investidor do projeto.

Nosso modelo de produção obedecerá as boas práticas e será certificado internacionalmente para produzir um café de alta qualidade.

O arrendo e ou parceria rural são os modelos indicados para essa técnica.

Para participar basta preencher o formulário abaixo!