Desenvolvendo viveiros e fortalecendo a produção de mudas nativas
A produção de mudas e a coleta de sementes são passos essenciais para fomentar uma economia que valoriza a biodiversidade local e cria oportunidades econômicas sustentáveis. Na RDS Despraiado, um local de biodiversidade abundante, o projeto Muda Mundos da ATLAS Florestal surge como um modelo para transformar a produção de mudas em um entreposto estratégico de matrizes.
Este projeto visa capacitar e estruturar viveiros de mudas e sementes nativas, que servirão como base para iniciativas próprias da ATLAS e para outras ações de restauração ambiental.
Esse trabalho começa com a análise da localização ideal do viveiro, levando em conta fatores como condições climáticas, características do terreno, acessibilidade e infraestrutura disponível. A partir disso, são desenvolvidos planos detalhados de construção, abrangendo os processos produtivos, equipamentos necessários, e sistemas de irrigação e controle de qualidade. Tudo é estruturado para garantir uma produção eficiente e alcançar a meta de 100 mil mudas anuais.
Além disso, o projeto desenvolve um guia básico para a seleção de espécies botânicas apropriadas à região e métodos de germinação que visam otimizar o crescimento das mudas. Com isso, o Muda Mundos oferece a base para que comunidades locais possam participar dessa cadeia produtiva, gerando renda de forma sustentável e criando uma nova economia verde para a região.
Esse trabalho, apoiado pela Fundação Boticário e pela Trê Investimentos, promove impacto socioambiental significativo, tanto para as comunidades locais quanto para a conservação da biodiversidade brasileira. Ao capacitar produtores e incentivar o cultivo de espécies nativas, o projeto fortalece a economia local e deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da RDS Despraiado, beneficiando o futuro das florestas e das comunidades que dependem delas.
Entre em contato com a ATLAS Florestal e descubra como vocês e sua empresa podem fazer a diferença em seu projeto de regeneração ambiental e desenvolvimento regional. Vamos juntos transformar o mundo, uma muda por vez.